Curso Técnico Alpinismo Industrial
Conheça o nosso curso Técnico em Alpinismo Industrial
✔ Certificação sem prazo de validade.
✔ Público Alvo: Todos que trabalhem ou desejem ingressar no mercado de Alpinismo Industrial.
✔ O Conteúdo mais completo do mercado.
✔ Qualidade Garantida de quem possui mais de 8 anos no mercado de capacitação industrial.
✔ 100% Legalizado de acordo com as normas institucionais vigentes e com cadastro para funcionamento nacional.
✔ Curso Técnico com Registro no CFT (Conselho Federal do Técnicos).
Legislação do Curso Técnico em Alpinismo Industrial
Este campo da pagina e para sanar algumas dúvidas a respeito do Curso Técnico em Alpinismo industrial, no que tange a regulamentação passa a expor:
• A referida oferta e todos os fins legais foram aprovados e publicados no Diário Oficial do Rio de Janeiro no dia 01/04/2022, sob a numeração do parecer 001.MV.01.005.022/SEEDUC.COOGHIE/2022.
Assim sendo, em relação à permissão de oferta não cabe serem suscitadas ilegalidades a respeito.
No que tange a observação das normas legais em vigência no ordenamento jurídico nacional cabe observar os seguintes pontos:
• Passa a expor que o amparo legal se encontra além da Lei 4024/61 (Lei referente às diretrizes e regulamentação da educação nacional), que por sua vez é complementada pela Lei 9131/95 (Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências).
• Em relação aos artigos da Lei 4024/61, diz em seu artigo 6°:
Art. 6º O Ministério da Educação e do Desporto exerce as atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino e velar pelo cumprimento das leis que o regem.
Além do exposto na própria Lei 9131/95 complementando o que fora dito anteriormente expõe:
Parágrafo único. No sistema federal de ensino, a autorização para o funcionamento, o credenciamento e o recredenciamento de universidade ou de instituição não-universitária, o reconhecimento de cursos e habilitações oferecidos por essas instituições, assim como a autorização prévia dos cursos oferecidos por instituições de ensino superior não-universitárias, serão tornados efetivos mediante ato do Poder Executivo, conforme regulamento. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.216, de 2001)
Vale ressaltar que além das supracitadas Leis as diretrizes Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021 regulam e definem as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Passando a expor os seguintes artigos:
Art. 2º A Educação Profissional e Tecnológica é modalidade educacional que perpassa todos os níveis da educação nacional, integrada às demais modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, organizada por eixos tecnológicos, em consonância com a estrutura sócio-ocupacional do trabalho e as exigências da formação profissional nos diferentes níveis de desenvolvimento, observadas as leis e normas vigentes.
Ainda é válido expor os princípios regulamentadores e basilares entre instituições de Ensino Técnico.
Art. 3º São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:
I - Articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes;
II - Respeito ao princípio constitucional do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
III - respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;
Atos para aprovação do Curso Técnico em Alpinismo Industrial.
O CursoTécnico em Alpinismo Industrial foi aprovado em diário ofical do Estado do Rio de Janeiro no dia 01/04/2022 sendo o parecer favorável o número 001.MV.01.005.022/SEEDUC.COOGHIE/2022.
Após o referido ato o curso técnico em Alpinismo Industrial foi devidamente cadastrado no Sistec (Sistema Nacional de Informações da educação profissional e técnologica) no dia 16/06/2022. (Vide Campo Downloads).
Abaixo conheça o conteúdo que o aluno irá aprender no decorrer do curso.
Conteúdo Programático:
1º Módulo
Movimentação de carga
Desenho Técnico
Ferramentas Industriais
Metrologia
Eletricidade Básica
Usinagem
Acesso por corda
Introdução a Segurança Industrial
2º Módulo
Soldagem com eletrodo revestido, TIG e MIG e MAG.
Instrumentação Industrial
Resistência dos Materiais I
Pintura industrial
Matemática no processo de caldeiraria.
3º Módulo
Resistência dos Materiais II
Corte e traçado de caldeiraria
Montagem de Andaimes
Eletrotécnica
Pratica Profissional Obrigatória
Duração: 15 meses
Valor do Investimento: R$ 299,00 mês (Valor Promocional) Vagas Limitadas!