Curso Técnico Alpinismo Industrial

gettyimages-1168796678-612x612.jpg

Conheça o nosso curso Técnico em Alpinismo Industrial 

Certificação sem prazo de validade.

Público Alvo: Todos que trabalhem ou desejem ingressar no mercado de Alpinismo Industrial.

O Conteúdo mais completo do mercado.

Qualidade Garantida de quem possui mais de 8 anos no mercado de capacitação industrial.

100% Legalizado de acordo com as normas institucionais vigentes e com cadastro para funcionamento nacional.

Curso Técnico com Registro no CFT (Conselho Federal do Técnicos).

Legislação do Curso Técnico em Alpinismo Industrial

 

Este campo da pagina e para sanar algumas dúvidas a respeito do Curso Técnico em Alpinismo industrial, no que tange a regulamentação passa a expor:

• A referida oferta e todos os fins legais foram aprovados e publicados no Diário Oficial do Rio de Janeiro no dia 01/04/2022, sob a numeração do parecer 001.MV.01.005.022/SEEDUC.COOGHIE/2022.

Assim sendo, em relação à permissão de oferta não cabe serem suscitadas ilegalidades a respeito.

No que tange a observação das normas legais em vigência no ordenamento jurídico nacional cabe observar os seguintes pontos:

•  Passa a expor que o amparo legal se encontra além da Lei 4024/61 (Lei referente às diretrizes e regulamentação da educação nacional), que por sua vez é complementada pela Lei 9131/95 (Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências).

• Em relação aos artigos da Lei 4024/61, diz em seu artigo 6°:

Art. 6º O Ministério da Educação e do Desporto exerce as atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino e velar pelo cumprimento das leis que o regem.

 Além do exposto na própria Lei 9131/95 complementando o que fora dito anteriormente expõe: 

Parágrafo único.  No sistema federal de ensino, a autorização para o funcionamento, o credenciamento e o recredenciamento de universidade ou de instituição não-universitária, o reconhecimento de cursos e habilitações oferecidos por essas instituições, assim como a autorização prévia dos cursos oferecidos por instituições de ensino superior não-universitárias, serão tornados efetivos mediante ato do Poder Executivo, conforme regulamento. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.216, de 2001)

Vale ressaltar que além das supracitadas Leis as diretrizes Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021 regulam e definem as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Passando a expor os seguintes artigos:

Art. 2º A Educação Profissional e Tecnológica é modalidade educacional que perpassa todos os níveis da educação nacional, integrada às demais modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, organizada por eixos tecnológicos, em consonância com a estrutura sócio-ocupacional do trabalho e as exigências da formação profissional nos diferentes níveis de desenvolvimento, observadas as leis e normas vigentes.

Ainda é válido expor os princípios regulamentadores e basilares entre instituições de Ensino Técnico.

 

Art. 3º São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:

I - Articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes;

 

II - Respeito ao princípio constitucional do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

 

III - respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;

Atos para aprovação do Curso Técnico em Alpinismo Industrial.

O CursoTécnico em Alpinismo Industrial foi aprovado em diário ofical do Estado do Rio de Janeiro no dia 01/04/2022 sendo o parecer favorável o número 001.MV.01.005.022/SEEDUC.COOGHIE/2022.

Após o referido ato o curso técnico em Alpinismo Industrial foi devidamente cadastrado no Sistec (Sistema Nacional de Informações da educação profissional e técnologica) no dia 16/06/2022. (Vide Campo Downloads).

Abaixo conheça o conteúdo que o aluno irá aprender no decorrer do curso.

Conteúdo Programático:

1º Módulo

 

Movimentação de carga

Desenho Técnico

Ferramentas Industriais

Metrologia

Eletricidade Básica

Usinagem

Acesso por corda

Introdução a Segurança Industrial

 

2º Módulo

 

Soldagem com eletrodo revestido, TIG e MIG e MAG.

Instrumentação Industrial

Resistência dos Materiais I

Pintura industrial

Matemática no processo de caldeiraria. 

3º Módulo

Resistência dos Materiais II

Corte e traçado de caldeiraria

Montagem de Andaimes

Eletrotécnica

Pratica Profissional Obrigatória

Duração: 15 meses

Valor do Investimento: R$ 299,00 mês (Valor Promocional) Vagas Limitadas!

Abaixo os documentos para download  - Aprovação Diário Oficial e Aprovação Sistec!
Abaixo  para download  - Notas do Diretor Marcos Carvalho Medeiros sobre a Importancia do Curso Técnico em Alpinismo Industrial.